David Gilmour: 10 curiosidades sobre a carreira do músico

Por Redação (TDMusi.ca), 23/10/2015 - 20h35
1 - O primeiro disco que o guitarrista comprou foi o single "Rock Around the Clock", do Bill Haley, em 1954.

2 - No início dos anos 60, e antes de existir o Pink Floyd, durante o intervalo das aulas na Cambridge Technical College, David Gilmour e Syd Barrett ficavam tocando guitarra juntos. Gilmour entraria no Pink Floyd dois anos depois de Barret formar a banda em 1965.

3 - Gilmour entrou para o Pink Floyd para cobrir Barret, que já não tinha condições de se apresentar ao vivo devido às excentricidades (uma mistura de drogas com esquizofrenia).

4 - O segundo disco solo de Gilmour, "About Face" (1984), fala de diversas coisas, inclusive sobre os desafetos com Roger Waters, que no ano seguinte sairia do Pink Floyd.

5 - Além de guitarra, David Gilmour toca diversos instrumentos. Ele gravou baixo, teclado, banjo e gaita nos discos do Pink Floys. E chegou a gravar partes de bateria numa música solo de Syd Barrett.

6 - O guitarrista integrou a banda de Bryan Ferry nos anos 80. Ele gravou a música "Is Your Love Strong Enough" - tem vídeo com os dois aqui www.youtube.com/watch?v=9sBtLs83FRY - que entrou para a trilha sonora do filme "A Lenda", de 1985, dirigido por Ridley Scott e com Tom Cruise no papel principal.

7 - A voz que se ouve no final de "High Hopes", do "The Division Bell", é do enteado de Gilmour, Charlie, filho de sua segunda e atual esposa, Polly Samson.

8 - Além de multi-instrumentista, David Gilmour também é piloto de aviões. Ele chegou a ter um museu sobre aviação, o Intrepid Aviation, para guardar sua coleção de aviões. O músico o vendeu quando este cresceu e se tornou comercial.

9 - A música "Comfortably Numb", um dos grandes sucessos do Pink Floyd, chegou a se chamar provisoriamente "The Doctor" antes do lançamento.

10 - As letras de "Rattle That Lock", o novo álbum solo do músico, foram escritas por Polly Samson e inspiradas no livro "O Paraíso Perdido", de John Milton.

E se você ainda não garantiu o seu ingresso para ver esse espetáculo, aproveite pois ainda dá tempo de comprar. Acesse: www.davidgilmour.com.br/ingressos.